sexta-feira

Seminário faz reflexão sobre maior participação social nas ações do Estado

Autor: Ailton de Lima Ribeiro

O Papel contributivo das Organizações Socias para a excelência da Gestão em Saúde 
(clique para ler o Artigo)

Cerca de 300 servidores de todo o país, além de gestores e advogados públicos, universitários e profissionais de diversas áreas, participaram do III Seminário Democracia, Direito e Gestão Pública. O encontro debateu melhorias para a administração pública do ponto de vista do cidadão.

Último debate do ano de 2011 do Projeto Ciclos de Debates Direito e Gestão Pública, o evento foi realizado nos dias 24 e 25, no Lakeside Hotel, em Brasília, em iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento (MP), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Escola da Advocacia-Geral da União (AGU).

Para a Diretora do Departamento de Cooperação Internacional em Gestão, da Secretaria de Gestão do MP, Valéria Alpino Bigonha Salgado, o seminário cumpriu seus objetivos, por trazer para o centro dos debates a reflexão sobre a complexidade de demandas da sociedade por serviços públicos e a necessidade de maior abertura da burocracia à participação social. “Esse entendimento, de que devemos repensar o nosso estilo de gestão pública, coincide com o desafio imposto pelo amadurecimento do país em 24 anos de democracia”, diz. Na visão da diretora da Secretaria de Gestão, “chegou o momento para que a gestão pública, menos autocentrada, olhe mais detidamente para as mudanças na vida dos cidadãos e não apenas para as suas próprias atividades”.

O seminário contou na abertura com as participações do Secretário Executivo Adjunto do Planejamento, Valter Correia da Silva, o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams, e o Assessor Especial da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Aldino Graef. Além destes, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, o Consultor Jurídico da AGU no Ministério do Planejamento, Guilherme Estrada, e ainda os deputados federais, Rogério Carvalho (PT-SE), Coordenador de grupo de estudos sobre Reforma do Estado, e Luis Pitimann (PMDB-DF), Presidente da Frente Parlamentar de Gestão Pública.

No encontro, 50 autores de artigos sobre melhorias na ação estatal, que foram previamente selecionados pelo Ministério do Planejamento, apresentaram seus trabalhos. Os artigos versaram sobre os Limites da Autonomia Administrativa e do Controle sobre o Poder Executivo; Equilíbrio Democrático e Controle Social; Sociedade Civil e Participação Social nas Organizações Públicas; e os Novos Rumos para a Gestão Pública. Além de Brasília, as contribuições vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No encerramento, falando sobre democratização da administração pública, estiveram presentes o Procurador Regional da República, Antônio Carlos Alpino Bigonha, o Conselheiro Nacional do Ministério Público, Luis Moreira Gomes, e o Assessor Especial do Ministro da Defesa, José Genoíno Neto.

(http://www.gespublica.gov.br/folder_noticia/noticia.2011-11-30.6146753761)

Links para o autor:














Nenhum comentário:

Postar um comentário